loader image

Sustentabilidade Empresarial Como Alternativa Positiva

Quando abordamos sobre sustentabilidade empresarial ou corporativa estamos basicamente aplicando ao mundo dos negócios os conceitos de desenvolvimento sustentável.

Uma abordagem de negócios onde é  possível criar valor à médio e longo prazo considerando o bem estar dos clientes, funcionários e da sociedade como um todo.

Você já deve ter lido muito a respeito do tema e dos benefícios que pode trazer para seu negócio. Empresas que adotam posturas sustentáveis acabam por desenvolver uma cultura forte, fincam raízes mais profundas, vendem credibilidade e fidelizam clientes.

É importante apontar que a sustentabilidade corporativa deve ser pensada de maneira individual, levando em consideração aspectos particulares de cada empresa, para que ações nos campos social, ambiental e econômico, possam sem implementadas.

Programas de formação de funcionários, inclusão de pessoas com deficiência e qualificação de jovens são algumas das possibilidades no campo social.

O campo social é importante por colocar a empresa em posição de respeito. Ao gerir a empresa de maneira mais social a mesma serve de exemplo para seus funcionários, clientes, stakeholders e parceiros, que, com base nas iniciativas da organização, são motivados a mudarem seus hábitos. Tornam-se mais conscientes disseminando a importância da sustentabilidade na vida da população.

Ecoeficiência, reciclagem, e compensação de emissões de CO2 são algumas das possibilidades no campo ambiental.

Grandes empresas já se posicionam como sustentáveis por saberem que será crucial para a preservação do planeta e o desenvolvimento social, no Brasil e no mundo.

O ponto alto disso, é que muitos investidores já vêm dando preferencia e  fazendo seus aportes em organizações que prezam pela sustentabilidade.

Participação de clientes ou comunidade no desenvolvimento de novos produtos e o atendimento exemplar às reclamações e sugestões de consumidores são algumas das possibilidades no campo econômico.

Segundo Santander negócios e empresas, membros da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial revelaram, em 2016, que os modelos de negócios sustentáveis poderiam abrir oportunidades econômicas no valor de pelo menos US$ 12 trilhões e gerar até 380 milhões de empregos por ano até 2030. Definir metas para a economia mundial relacionados à sustentabilidade pode gerar uma mudança radical no crescimento e na produtividade.

Aderir à sustentabilidade com o objetivo de tornar seu negócio mais eficiente e lucrativo é estratégico e inteligente, pois o retorno econômico  e as obrigações sociais e ambientais de sua empresa estarão alinhados, promovendo inovação. Iniciativas sustentáveis causarão impacto direto e positivo em seu lucro.

Segundo Philip Kotler, “o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvo”. E a sustentabilidade vem sendo uma das grandes pautas da sociedade moderna.

Na prática, isso significa dizer que empresas perderão destaque no mercado caso não estejam inseridas no desenvolvimento social de sua comunidade.

Um relatório produzido pelo Comitê Brasileiro do Pacto Global informa que entre as 800 empresas signatárias da Rede Brasil do Pacto Global, 41% delas já desenvolvem iniciativas para alcançarem suas metas e que 35% já estão em fase de planejamento para adequar suas operações. “Empresas alinhadas aos ODS têm mais vantagens competitivas, estão mais preparadas para atender às necessidades de seus clientes, relacionam-se melhor com a sociedade, com governos e políticas públicas”, afirma Carlo Pereira, secretário executivo do Pacto Global.

Ou seja, trabalhar a sustentabilidade corporativa pode, sim, ser um excelente negócio.

Uma boa gestão voltada à sustentabilidade corporativa sabe impor traços humanizados nas posturas de mercado influenciando a otimização de recursos, a conquista de investimentos, a imagem perante a sociedade e, como consequência, nos resultados econômicos da empresa. Por isso, deve ser vista como aplicação de fundamental importância.

Caso este cenário esteja longe da realidade da sua empresa, repense e coloque o assunto em pauta pois esta na hora de inovar.

Natacha Ward Sa

01 de Abril, 2020

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Carrinho de Compras

    Não Há Produtos no carrinho